27/09/2010

Mercado de touros de Rodeio

Com o grande progresso do esporte mais radical do mundo, as montarias em touros, os competidores passaram por uma grande valorização profissional, mas não foram só eles que sofreram a alta valorização no mercado, os touros de pulo também estão passando por essa fase.
Antigamente, neste ramo os touros de pulo valiam o preço normal de um macho bovino. Hoje, os valores estão variando muito e dependem ainda mais do desempenho do animal nas arenas. O valor do animal ainda pode aumentar conforme os resultados de alguns requisitos, tais como: há quanto tempo o animal está invicto, a quantidade de títulos conquistados pelo animal e a média da pontuação que ele proporciona aos competidores.
Entrar nesse novo empreendimento não é só ter um touro de pulo que pule bem dentro de uma arena, é claro que este quesito é fundamental, mas também é importantíssimo investir nesse animal, dando-lhe uma boa infra-estrutura para sua comodidade, uma alimentação balanceada própria para animais atletas, acompanhamento do médico veterinário, fornecer transporte adequado para conduzí-lo até o evento, investir no melhoramento genético desse animal, entre outros quesitos. Resumidamente sempre o criador deve pensar no bem estar do animal. Tranquilamente podemos citar como exemplos desses empreendedores: Flávio Junqueira, Paulo Emílio, Ricardo Dias (Bentinho), Emerson Leonardo ( Turu) entre outros criadores associados à PBR.
Um exemplo da evolução do mercado de touros de pulo é a empresa Gold Company, que através de sua infra-estrutura fez da fazenda um local de hospedagem para touros de pulo de outros criadores, lá o criador não precisa se preocupar de como cuidar de seus animais e nem de como levar seus animais para os eventos, a Gold Company faz tudo isso para os criadores.
Como todo atleta, os touros de pulo para disputar um campeonato precisam estar aptos para competir, é por isso que não é qualquer touro que pode se apresentar nos eventos da PBR. Muitos desses atletas passam por treinamentos quando jovens e por uma seleção para qualificar qual deles terá um bom desempenho futuramente. Atualmente, essa qualificação e seleção desses futuros touros de pulo está sendo realizada pela ABBI Brazil, que nada mais é do que uma indústria de touros de pulo. Pode se dizer que nos tempos de hoje os animais que pulam na PBR definitivamente passam por uma “seleção” antes de iniciarem seus trabalhos nas arenas e é por isso que nos eventos da PBR o show na arena é garantido, já que os atletas são selecionados a dedo.
Por Patricia Benassi Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário