21 de fev de 2011

Esnar Ribeiro


Li no “Jornal do Cavaleiro” a coluna do Esnar Ribeiro e notei que ele estava reclamando que muito do que agora se faz no rodeio, ele já havia feito no passado, mas que o único que tinha visto essas proezas e ainda estava no rodeio era o cowboy: Ronaldo Vitor Tavares.


O Esnar diz que somente o Vitor estava lá porque ele pensou somente em peão duro e esqueceu que eu também testemunhei as proezas do Esnar no rodeio brasileiro.


Desde pequeno, sempre gostei de rodeio, pois a Fazenda Paiolinho era o endereço de peões como João Safira, Pedro Aragão, Gilmar Pereira, entre outros, os quais passavam o período das águas domando cavalos por lá. No começo dos anos 80, lembro destes peões ficarem bravos com uns “filhinhos de papai” que estavam tentando introduzir a montaria em touros no rodeio brasileiro. Os peões de touro eram os primos Ribeiro da cidade de Paulo de Faria - SP, ou seja, Salustiano, Tião e Esnar. Vale dizer que os dois primeiros não caiam de nada e o terceiro era “meio mole”, mas a questão é que era ele quem organizava as montarias, buscava patrocínios, inventava novas aberturas e estava tornando as montarias em touro mais atraentes que as de cavalo.


“Algum dia, a gente pega ele no alojamento e põe ele na linha”, - combinavam os peões de cavalo. Com medo disso, a turma do boi – como era chamada - ficava em hotel e não freqüentava o famoso alojamento.


Em 1983, eu estava começando a formar minha primeira boiada e vi na cidade de São José do Rio Preto um “cara” que ia a todos lugares trajando bota, fivela e chapéu. Descobri que o mesmo era o Esnar Ribeiro e que ele estava ficando em Rio Preto porque tinha tido a idéia de fazer o primeiro rodeio só com montarias em touro, o qual ficou conhecido como ENCONTRO DE COWBOYS. O rodeio foi um sucesso e até hoje o termo é usado para nomear um rodeio que só realiza montarias em touro.


Em seguida, me lembro que Esnar formou a primeira associação de peões de touro, que contava inclusive com plano de assistência médica, o qual Esnar conseguiu negociar com um hospital de Rio Preto que acredito que não soubesse que os peões se machucassem tanto e aceitou patrocinar a associação através do plano de saúde.


Esnar levou a associação a uma grande final no Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e a partir deste evento foi para os EUA levando os campeões brasileiros: Vitor de Souza e Amarildo Francisco para conhecer o rodeio na terra do TIO SAM.


O Tião Procópio é conhecido por todos como o homem que introduziu o rodeio de touros no Brasil, mas, parodiando o ditado que diz que atrás de todo grande homem tem uma grande mulher, atrás do Tião Procópio sempre teve a inteligência do Esnar Ribeiro. Alias, tenho que perguntar para eles se o Tião casou com a Nalva Aguiar por amor ou se foi uma idéia de marketing do Esnar (é tudo uma grande brincadeira!).


Depois deste e de outros fatos que aconteceram no rodeio brasileiro, Esnar agora deu o último exemplo de que continua apaixonado por rodeio, tomando outra atitude inteligente. Com o surgimento da PRT, Esnar deixou um emprego que tinha com um certo cartola no rodeio brasileiro para se arriscar sem garantia financeira nenhuma e ajudar a PRT como comentarista de rodeio.


É isso ai, Esnar! O rodeio de touros te deve muito sim e pode ter certeza que isso nunca foi reconhecido antes porque os verdadeiros amantes do rodeio nunca foram ouvidos pela mídia esportiva e nem mesmo pela mídia do rodeio, mas juntamente com suas idéias e com a união de todos os verdadeiros amantes do rodeio nós vamos divulgar esta realidade.

2 comentários:

  1. E ISSO AI MESMO QUEM CONHECE O ESNAR SABE Q EEL E MEIO CONTROVERSO MAS TEM LA SUAS RAZÕES MAS E UM BAITA PROFISSIONAL E TBEM JA AJUDOU E CONTINUA AJUDANDO O RODEIO BRASILEIRO VALEU BOM VELHINHO PORQ ELE FALA D TIÃO MAS ELE E DO MESMO TIME E DA MESMA ERA.....KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. o rodeio é isso ai quem mais faz no rodeio de coração é traido pelos proprios '''companheiros ''' eu devo muito ao esnar sou fã dele das idéias deles e acho que o rodeio faz a gente sofrer muito e as vezes até chorrar eu sinto muito isso no rodeio .tem rodeios pra todo mundo mais infelismente muitos que ir todos em um só lugar e menospreza uns aos outros ISSO É MUITO DEPRIMENTE esnar MUITO OBRIGADA POR TER TE CONHECIDO QUE DEUS POSSA TE PAGAR E TE MUITAS IDÉIAS AINDA EM PROL AO RODEIO BRIGADA CARA .

    ResponderExcluir